O papel de Deus
A Macabíada ainda não começou oficialmente, mas o Hotel Blue Bay foi palco de disputas pelo que ele tem de melhor: acomodações. No período de preparação das delegações, técnicos de todo o mundo enviam o número e a divisão de quartos a ser obedecida no hotel designado pelo movimento Macabi. Nesta 19a edição da Macabíada, os organizadores decidiram apostar na integração a qualquer preço. Ao chegarem com bagagens, uniformes e muito cansaço, brasileiros, espanhóis, mexicanos, venezuelanos e argentinos foram surpreendidos por um atraso em horas da instalação nos quartos e por uma configuração de parcerias totalmente inesperada. " Decidiram misturar atletas de diferentes modalidades e faixas etárias e países e agora está difícil desfazer o embrulho", mencionou um dirigente da delegação do Brasil.
Até agora, 10h00 da noite, ainda há alguns técnicos sem quarto e muitos atletas só tiraram a roupa usada na viagem minutos antes do jantar, realizado no hotel.
E aí vai uma reflexão sobre o papel do técnico. Ele é muito mais do que um articulador da estratégia de jogo. Ele é um mediador entre simpatias e restrições entre os atletas. Manter a moral e a paz dentro do time pode levar a um bom resultado numa final. Colocar um nadador venezuelano, um craque de futebol mexicano e um cestinha brasileiro pode resultar numa imitação da torre de babel.
O debate com o funcionário do hotel aconteceu ora em espanhol, ora em hebraico. Arranjaram até um lugar para a repórter, que ficou sem teto por todo o dia.
E tudo se arranjou. Todos jantaram no refeitório do Hotel e os brasileiros improvisaram uma roda de samba no saguão. Em vista do jogo marcado para o dia seguinte e do roteiro apertado que terminará na cerimônia de abertura em Jerusalém, os garotos do futebol concordaram em subir cedo para dormir.
Amanhã, quem não tiver partidas iniciais em sua modalidade irá para Jerusalém num passeio que terminará às portas do grande estádio onde as delegações desfilarão.
Amanhã será o dia de improvisar os uniformes que se extraviaram na algândega. Será o dia de agitar a bandeira do Brasil e ser aplaudido como herói.
Será um dia de muito trabalho. Mas antes de subir, mais um post. Vejam se entendem o recado do compositor Gilberto Gil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário